Dando
seguimento a analise que nos porpusemos a fazer para desconstruir paradigmas, a
matemática se faz ativa em inumeros ambitos, seja ele no campo das ciencias
exatas ou artisticamente, que é o caso que venho estudando no cc de perspectivas
matemáticas em artes. Dentre todas as formas que a matemática se apresenta, a
música é uma das intervenções artisticas que mais se vê a influência da matemática.
Na
antiguidade, os matemáticos e músicos estavam na mesma escala social, sendo
assim os assuntos conversavam entre si, direta ou indiretamente. Cutietta em
1996, certificou-se que há uma ligação forte entre musica e matemática. Uma
forma de comprovarmos isso é com Pitágoras usando teorias matemáticas apara
explicar as oitavas musicais, que está diretamente ligada a sequência de Fibonacci.
De
acordo com Santos e Sousa (2010) e Simonato Dias (2005), a Escala Temperada
surgiu a partir de uma razão encontrada através do uso de logaritmo na divisão
das notas musicais, possuindo como característica fundamental a relação
matemática entre as frequências de notas de um mesmo intervalo ser sempre
igual, não importando quais são as duas notas
Com
ajuda de pesquisas como a de Ribeiro, em 2011, podemos analisar o vínculo que
se tem entre a ciência, especificamente a frequência nas ondas, e as notas
emitidas pelos instrumentos musicais é notório e possível afirmar que a escala
funciona encoporando uma sequência exponencial, sendo que nos fios utilizados
para produzir as notas funciona fazendoo caminho reverso, ou seja, quando maior
a corda for menos sera a frequencia de onda emitida por ela. Sendo assim, o
desenpenho das frequências disparadas pelas cordas da escala cromática ou
temperada são compatíveis com os logaritmos de base dois.
Olhando
todo o caminho percorrido na história da música e analisando as vezes que a
matemática cruzou esse caminho, podemos afirmar que pelo menos, a música hoje
não seria a mesma sem o contato direto com a matemática e o logaritmo, por mais
esquisito que isso possa soar, pois tem todo o terror por de traz dessa
palavra, surge como um instrumento que torna mais acessível a transição entre
os sons e notas.
REFERÊNCIAS:
CUTIETTA, Robert A. Does Music Instruction Aid Mathematic Skills?. General Music Today, v. 9, n. 3, p. 28-30, 1996.
RIBEIRO,
Marcos Elias. A Matemática na Música. TCC apresentado para obtenção de título
de Graduado no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual
de Goiás. Anápolis, 2011.
SANTOS,
Tarcísio Rocha dos. SOUSA, Géssyka Damares Silva de. Construções matemáticas da
música. In: V Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática – Paraíba, 2010.
SOUZA,
Luciana Gastaldi Sardinha, et al. Matemática e música: relações e suas
implicações no ensino de matemática. In: XXV Semana da Matemática. Londrina,
2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário