Dando
seguimeto a nossa desconstrução do pensamento que diz que a matemática é pra
poucos, e esse poucoas são gênios, vamos abordar agora um assunto que está no
cotidiano na vida de todos nós: música. Passando por uma analise histórica e
informativa, é interessante notar e ressaltar que a matemática está em tudo.
As
notas e tons musicais que nós conhecemos e ouvidos nas rádios e em plataformas
especificas são ondas que vibram em uma determinada frequencia de movimentos
para que possa ser captado pelos nosso ouvidos. A música em compassos e dentro
deses compassos há os tempos que são utilizados para a construção melódica e
harmonica da música.
Pesquisando
sobre a relação que há entre música e matemática, pode-se dizer uma série de
coisas, dentre elas, Santos conta em suas análises e pesquisas que a história do
surgimento da música e matemática começa quando Pitágoras entra em contato com
uma funilaria e o som de cinco martelos atingindo a superficie de uma bigorna
chamou sua atenção e dispertou seu interesse, e de primeira achou que o som estava
ligado a força feita pelas mãos, mas Pitágoras notou que os sons setornavam
distintos de acordo com o peso e nesse momento é que a matemática se faz
presente.
Com
estudos, Pitágoras percebeu que o som tinha ligação direta com o pesos dos
martelos. Sendo assim, partindo dessa premissa deu-se início a construção do
monocórdio, utilizando uma caixa de madeira e uma corda, que apresentava variação
nos sons emitidos quando tocada em lugares destintos. Pitágoras percebeu que a
cada vez que apertava o fio, subia uma oitava nos sons obtidos (DOS SANTOS; DOS
SANTOS, 2016). Depois de se certificar que a oitava tem a proporção de dois para um,
Pitágoras usou frações simples para mensurar os espaços dos fios. No ocidente
a escala de musicas que são utilizadas foram criadas por essas frações.
(BIEMBENGUT; HEIN, 2014)
Avaliando
essas pesquisas, foi proposto em sala de aula o desenvolvimento de um
Policórdio, fazendo um calculo para medir o tamanho da corda. Segue a imagem da
tabela dos valores calculados e o processo de construção do experimento:
Tabela com valores calculados
Os discentes Alysson Peres, Gleice Istael e Ingrid Loyola fazendo os cálculos
O grupo realizando o processo de montagem
O grupo realizando o processo de montagem
REFERÊNCIAS:
BIEMBENGUT,
Maria Salett. Modelagem matemática no
ensino fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.
DOS SANTOS, João Dimas Saraiva; DOS SANTOS,
Douglas Borreio Maciel. MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA
MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122), v. 3, n. 1, 2016.
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