terça-feira, 15 de maio de 2018

MÚSICA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA E A CONSTRUÇÃO DE UM POLICÓRDIO


Dando seguimeto a nossa desconstrução do pensamento que diz que a matemática é pra poucos, e esse poucoas são gênios, vamos abordar agora um assunto que está no cotidiano na vida de todos nós: música. Passando por uma analise histórica e informativa, é interessante notar e ressaltar que a matemática está em tudo.
As notas e tons musicais que nós conhecemos e ouvidos nas rádios e em plataformas especificas são ondas que vibram em uma determinada frequencia de movimentos para que possa ser captado pelos nosso ouvidos. A música em compassos e dentro deses compassos há os tempos que são utilizados para a construção melódica e harmonica da música.
Pesquisando sobre a relação que há entre música e matemática, pode-se dizer uma série de coisas, dentre elas, Santos conta em suas análises e pesquisas que a história do surgimento da música e matemática começa quando Pitágoras entra em contato com uma funilaria e o som de cinco martelos atingindo a superficie de uma bigorna chamou sua atenção e dispertou seu interesse, e de primeira achou que o som estava ligado a força feita pelas mãos, mas Pitágoras notou que os sons setornavam distintos de acordo com o peso e nesse momento é que a matemática se faz presente.


Com estudos, Pitágoras percebeu que o som tinha ligação direta com o pesos dos martelos. Sendo assim, partindo dessa premissa deu-se início a construção do monocórdio, utilizando uma caixa de madeira e uma corda, que apresentava variação nos sons emitidos quando tocada em lugares destintos. Pitágoras percebeu que a cada vez que apertava o fio, subia uma oitava nos sons obtidos (DOS SANTOS; DOS SANTOS, 2016). Depois de se certificar que a oitava tem a proporção de dois para um, Pitágoras usou frações simples para mensurar os espaços dos fios. No ocidente a escala de musicas que são utilizadas foram criadas por essas frações. (BIEMBENGUT; HEIN, 2014)
Avaliando essas pesquisas, foi proposto em sala de aula o desenvolvimento de um Policórdio, fazendo um calculo para medir o tamanho da corda. Segue a imagem da tabela dos valores calculados e o processo de construção do experimento:

Tabela com valores calculados


Os discentes Alysson Peres, Gleice Istael e Ingrid Loyola fazendo os cálculos

 O grupo realizando o processo de montagem



 O grupo realizando o processo de montagem




REFERÊNCIAS:


BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem matemática no ensino fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.



DOS SANTOS, João Dimas Saraiva; DOS SANTOS, Douglas Borreio Maciel. MODELAGEM MATEMÁTICA: A ARTICULAÇÃO DA MATEMÁTICA E DA MÚSICA NO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122), v. 3, n. 1, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIELLE, PRESENTE!

“O Brasil ser um país miscigenado!”. A população brasileira utiliza-se desta expressão como argumento para invisibilizar o racismo, tornan...