Com a proximidade que aconteceu durante o componente, o Prof. Joel veio com mais um desafio. Um trabalho final utilizando o Scratch, porém ele queria que nós, alunos, estivéssemos dentro deste projeto. Sendo assim, eu, Ingrid Loyola e Istael Borges formamos um grupo e decidimos refletir sobre questões relevantes.
Bem, fizemos um Quiz sobre DST'S destinado para exemplificar e trazer conhecimentos para adolescentes. Os jovens brasileiros que estão começando a ter uma vida sexual ativa, mesmo com o fácil acesso a informação, a juventude brasileira ainda não são sabe inúmeras questões sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Apesar da internet que é onde o jovem tem mais facilidade em encontrar informações, nas escolas não é usual falar sobre relações sexuais, maneiras de se prevenir e muito menos sobre os sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com Martini e Bandeira, autores que nortearam nosso projeto de Quizz, em uma pesquisa foi contabilizada 46,2% dos jovens entrevistados responderam que só se contrai o vírus do HIV por relações sexuais.
Sendo assim, para desmistificar todos os paradigmas que permeiam o mundo dos adolescentes quando estão começando a sua vida sexual, nós decidimos colocar as seguintes questões no nosso quizz:
- É possível estar contaminado (a) / portando alguma DST e não perceber?
- Os sintomas das DST começam a aparecer logo após a contaminação?
- É necessário o uso de preservativos nas relações sexuais entre dois parceiros soropositivos?
- Mesmo usando o preservativo numa relação sexual, corro o risco de contrair o HIV ou alguma outra DST?
- A mãe pode transmitir HIV para seu bebê?
- Portadores DST podem doar sangue?
- A contaminação por DST ocorre de forma exclusiva através do sexo com penetração anal?
Segue as fotos dos palcos usados em nosso Quizz: