Paulo Freire, um grande
revolucionario da educação brasileira, nascido em Recide em Pernambuco. Esse
nordestino marcou o Brasil com sua perceverança, inovação e fé que a educação poderia
ser uma forma de ver o ser humano como gente, em primeiro lugar, sem perder seu
conteúdo e ensinando os professores a incentivas os seus discentes a pensar
certo, como ele diz, que significa pensar com criticidade.
O escritor propõe uma
nova forma de organização curricular, através de uma visão multi-disciplinar e
com mudança no foco, que visa conscientização e empoderamento dos sujeitos,
mais que puramente disciplinar e conteudista.
Freire via também, a
educação como uma forma de libertação, na “humanização” por meio da ação e da
educação, ligados à valorização da cultura e do ensino, da construção coletiva
do saber e do ensinar, do intercâmbio e da troca entre professor/aluno,
educando/educador.
Consigo ver a influência
freiriana na propria concepção dos cursos divididos em ciclos, e na organização
curricular da UFSB, na multi-disciplinaridade prevista nos bacharelados
interdisciplinares, na abordagem dos professores (embora nem todos sigam as
diretrizes...). A concepção de ensino focada na troca de conhecimento entre os
estudantes, a mudança de foco, tirando o professor do centro, e colocando a
autonomia discente como protagonista do processo de aquisição de conhecimento.
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