segunda-feira, 25 de setembro de 2017

PAULO FREIRE, PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A UFSB

Paulo Freire, um grande revolucionario da educação brasileira, nascido em Recide em Pernambuco. Esse nordestino marcou o Brasil com sua perceverança, inovação e fé que a educação poderia ser uma forma de ver o ser humano como gente, em primeiro lugar, sem perder seu conteúdo e ensinando os professores a incentivas os seus discentes a pensar certo, como ele diz, que significa pensar com criticidade.

O escritor propõe uma nova forma de organização curricular, através de uma visão multi-disciplinar e com mudança no foco, que visa conscientização e empoderamento dos sujeitos, mais que puramente disciplinar e conteudista.

Freire via também, a educação como uma forma de libertação, na “humanização” por meio da ação e da educação, ligados à valorização da cultura e do ensino, da construção coletiva do saber e do ensinar, do intercâmbio e da troca entre professor/aluno, educando/educador.

Consigo ver a influência freiriana na propria concepção dos cursos divididos em ciclos, e na organização curricular da UFSB, na multi-disciplinaridade prevista nos bacharelados interdisciplinares, na abordagem dos professores (embora nem todos sigam as diretrizes...). A concepção de ensino focada na troca de conhecimento entre os estudantes, a mudança de foco, tirando o professor do centro, e colocando a autonomia discente como protagonista do processo de aquisição de conhecimento.  

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