segunda-feira, 25 de setembro de 2017

PLURIVERSIDADE NO ÂMBITO ACADÊMICO: EVOLUÇÃO E DESAFIOS

Boaventura é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison e um dos responsáveis pelo termo conhecimento pluriversitário, que promove saberes ecológicos, plurais e contra-hegemónicos.

Um pensamento que vem contrapor as universidades tradicionais que visam assim como elas manter a forma tradicional de ensino, focando apenas na profissionalização dos indivíduos que a frequentam. Aqui no Brasil a grande maioria de universidades são baseadas em conceitos europeus, que por sua vez foram colonizadores do Brasil, mas está tendo um esgotamento devido a demanda social e nessa as universidades tradicionais se vem pressionadas a fazer uma mudança na sua estrutura educacional.

Visando a expansão e provando que a educação não se baseia apenas nos conceitos, muitas vezes arcaicos, que a universidades passa para seus estudantes. Conhecimento está em âmbitos que onde a universidade não chega. Existem pessoas que não têm o conhecimento acadêmico ou científico, como queiram chamar, porém são pessoas sabias e com muitas experiências de sua vivência, retêm um saber que são únicos. Essas pessoas são chamadas de Mestres dos saberes, que podem ser conhecimentos de culturas diversas, como indígena e quilombolas.

Com a demanda inclusiva permeando as universidades na sociedade contemporânea, acontece que nos deparamos com grupos de pessoas socialmente marginalizados, que não estavam dentro dos muros universitários. Essa novidade leva ao surgimentos de outras problemáticas relevantes que nos leva a questionar maneiras de acolher esses cidadãos de uma forma mais real e verdadeira. Essa questão é um assunto que ainda ronda as universidades brasileiras, uma vez que essa inclusão não foi puramente proporcionalizada.

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