Para iniciar a nossa discussão, vocês sabem como é a história do numero 1? Pois bem, ainda que misteriosa, esta história é bem interessante. Na primeira aula de Matemática e Cotidiano na Universidade Federal do Sul da Bahia foi nos apresentado um documentário explicando essa longa história.
Hoje utilizamos o número 1 e o número 0 para programações no mundo digital. Na tela de seu computador estão sendo emitidos códigos representados por estes dois números que te fazem enxergar as imagens e ouvir sons em seu aparelho digital. O que nos faz pensar que lidamos com a matemática o dia todo e não nos damos conta do quão simples é.
Nossos antepassados faziam marcas em ossos há 150 mil anos atras, mas a questão é será que eles se viram na necessidade de fazer contas? Não se tem certeza. Porém temos certeza que o numero um é existe a quase 20 mil anos e era usado para fazer contas. Uma das evidencias de contagens do numero um é em um osso. Nesse osso encontrado recentemente no Congo, há conjuntos de traços marcados e cada traço representa o numero um.
Com o inicio da civilização os humanos encontraram-se diante do comércio e com isso a necessidade de contar e e a matemática emergiu. Na suméria 4000 a.c. foi onde o numero 1 ganhou forma. Um cone. E com essa representação, a comercialização, por exemplo, ficou dependente da estratégia de contar, entretanto foi ai que surgiu a aritmética. O 1 tem inúmeras histórias e formas, vou deixar o link do documentário exibido em aula para auxiliar no aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário