quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Maias: para além do fim do mundo



 Dando seguimento ao que foi proposto, seguiremos na desconstrução do paradigma que permeia em como nós vemos o mundo da matemática. Quando você ouve falar do povo Maia, qual o pensamento que lhe vem a cabeça? Não vale falar do famoso calendário que previa o final do mundo no ano de 2012. Pois é, creio que basicamente nada, principalmente se você vem de um ensino básico precário. Mas não tem problema, todos temos nosso tempo. Tive conhecimento, ainda que pouco, deste povo incrível, relativamente a pouco tempo.


    Os Maias, é um povo muito curioso, população esta que tinha suas especificidades, como qualquer outro, logicamente, que segundo pesquisas antropológicas a origem deste povo pré-colombiano se deu antes de Cristo. 
    O principal foco econômico maia era na área agrícola. Com seu sistema político descentralizado, uma vez que quem detinha o poder eram os governantes e comerciantes, em seguida nessa tabela de poder vinha os servidores públicos e especializados e por ultimo nessa escala os camponeses e trabalhadores rurais. Nada muito diferente da nossa sociedade contemporânea, classes sociais segregando os seres humanos também nessa população específica. 
    Visto isso, a necessidade de contar se fez presente. E essa é a nossa deixa para iniciar uma conversa sobre a matemática dos maias. Porém essas informações ficaram para a sequência de textos, este foi apenas uma singela introdução deste povo que até hoje se tem incertezas sobre sua passagem nesta terra.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIELLE, PRESENTE!

“O Brasil ser um país miscigenado!”. A população brasileira utiliza-se desta expressão como argumento para invisibilizar o racismo, tornan...