domingo, 10 de dezembro de 2017

Matemática: chineses, babilônios e egípcios

Quando pensamos em outros povos, nós raramente pensamos em como eles representavam seus números, suas operações aritméticas ou apenas seus costumes diários. Para que nós aumentemos nossos conhecimentos culturais, vamos caminhar juntos para aprender um pouco da história e dos sistemas utilizados pelos chineses, babilônios e egípcios.
Os chineses, por exemplo, um povo independente matematicamente falando, criou seu sistema numérico no seculo onze antes de Cristo, obviamente dentro de suas limitações e precisões para que facilita-se a dua maneira de contar, de acordo com sua cultura local. Emergiu-se um sistema posicional decimal, com símbolos desenhados para cada número, como pode-se perceber na imagem abaixo.

Já os babilônios, onde a agricultura e a pecuária é a base econômica entre 3500 e 3300 antes de Cristo, criaram um sistema sexagesimal, ou seja, sistema na base 60, indo de 0 (que é a ausência de símbolo) a 59. A título de informação, você abe o que esse povo nos ensinou? A organização no formato das vinte e quatro horas. A representação de 1 minuto em 60 segundos, a de uma hora em 60 minutos provem desse sistema sexagesimal. A representação dos sistema babilônio segue na imagem abaixo.


Os egípcios também dependentes da agricultura, a matemática se viu necessária quando precisou-se arrecadar os impostos da população, bem como para analisar as faces de cheias do rio Nilo, uma vez que isso poderia arruinar as colheitas. Utilizando da base decimal os egípcios fizeram os seguintes símbolos, cada um com seu significado, para representar seus números:



Consegue compreender que matemática vai além do que nos é ensinado no nosso ensino tradicional? Pode ser um mundo interessante, por mais que as vezes seja um pouco complicado, uma vez que cada povo tem seu costume e sua cultura, a matemática permeia todos. E isso independe do tempo que se vive, da cultura que se tem ou das necessidades... Todos nós lidamos com contas matemáticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIELLE, PRESENTE!

“O Brasil ser um país miscigenado!”. A população brasileira utiliza-se desta expressão como argumento para invisibilizar o racismo, tornan...