Diante de tudo que nós vimos nesta jornada que fizemos. Nós não podemos deixar de analisar certas situações e problematizar.Porque nós odiamos tanto a bendita matemática? Porque a nossa sociedade diz que para entender matemática é necessário ser um gênio?
Nosso sistema educacional não nos permite saber da história por de trás de cada numero, não nos permite ver que nós temos um leque de sistemas numéricos para serem conhecidos, bem como, não nos permitem saber nossa ancestralidade africana uma vez que nós em sala de aula só apendemos sobre a Europa. Nossa educação é euro centrada, mesmo depois de tanto tempo depois da colonização nós seguimos reproduzindo os pensamentos colonialistas sobre o Brasil.
Nossa educação é colonizadora, enquanto nós não formarmos cidadãos que pensem certo, como diz Paulo Freire, que quer dizer pensar com criticidade, nós não sairemos dessa posição. Visto que isto afeta na forma que vemos a matemática. Pois com esse formato de educação, nós usamos a matemática para sobreviver no mundo capitalista, onde aritmética é mais importante que saber a história.
Então, fica o convite para você. Saiba da história de coisas que você não tem conhecimento, é essencial para que não nos vestirmos de preconceito e ignorância e para não seguir reproduzindo pensamentos elitizados de algumas funções sociais, e matemática é uma dessas funções. Senso assim, só me resta agradecer. Minha sincera gratidão e agradecimentos ao prof. Dr. Joel Pereira Felipe por me dar a oportunidade de falar sobre matemática de uma visão diferenciada e incentivar aos seus alunos a pensar certo.